Seminário discute caminhos para aumentar produção agropecuária sem ampliar impactos socioambientais

26/04/2010 01:29

 

Discussões envolveram o desafio de produzir e, ao mesmo tempo, respeitar aspectos econômicos, ambientais e sociais

 

Daniela Torezzan / Estação Vida


Com o objetivo de identificar oportunidades para conciliar benefícios econômicos e socioambientais em quatro setores do agronegócio brasileiro, pecuária, soja, cana-de-açúcar e florestas plantadas, foi realizado dia 13/04/10, em Brasília, o seminário “Caminhos para o Agronegócio Sustentável: Panorama Brasileiro Atual e Construção de Propostas Inovadoras”.


O evento começou com a apresentação dos resultados e recomendações do Estudo FOCUS | Visão Brasil, elaborado pelo Funbio (Fundo Brasileiro para a Biodiversidade) sobre o agronegócio. O trabalho produziu uma análise integrada dos principais setores em termos de ocupação territorial e participação nas exportações agropecuárias. Na sequência, quatro mesas simultâneas discutiram propostas especificas para esses setores.


A coordenadora adjunta do ICV (Instituto Centro de Vida), Karin Kaechele, participou como debatedora da mesa Desafios e Oportunidades para a Produção da Soja Sustentável no Brasil. Para ela, é fundamental a discussão multisetorial na busca do equilíbrio entre a produção e o respeito às questões sociais e ambientais no país. “Tem que ter gente para pensar o agronegócio a longo prazo, como será daqui a 20, 30 anos. Para isso, é preciso um planejamento com perspectivas que respeitem as questões legais, mas que incluam também os aspectos sociais e ambientais. Não há sustentabilidade quando o pensamento está no resultado imediato”, ressaltou.


Durante a mesa, foram discutidas práticas de negócio e gestão que reduzam a pressão nos recursos naturais e representem ganhos sociais de forma compatível com a sua produção e crescimento. Temas como modelo de integração lavoura-pecuária ou lavoura-pec uária-sivicultura, Lei Kandir, mudanças climáticas, produção de transgênicos e moratória da soja permearam o debate.


O seminário foi realizado pelo Funbio em parceria com o Instituto Arapyaú de Educação e Desenvolvimento Sustentável. A iniciativa foi desenvolvida em três etapas distintas. A primeira delas foi a elaboração de diagnósticos para cada setor, selecionados por sua dimensão territorial e peso na balança de exportações do país, identificando seus aspectos históricos, territoriais, econômicos e socioambientais, além de boas práticas em andamento. A partir dessas informações foram elaboradas recomendações e feitas consultas pontuais a diferentes representantes dos setores em discussão. 


O resultado foi apresentado durante o seminário que buscou a validação desse trabalho, sintetizado no estudo Focus (Financiamento e Oportunidades de Conservação e Uso Sustentável) Visão Brasil.


A proposta buscou promover um diálogo multisetorial, contando com diversas perspectivas, experiências e conhecimentos que pudessem apoiar a construção de soluções integradas para os desafios socioambientais apontados no documento.


Para isso, foram convidados associações de produtores, instituições de pesquisa e universidades, representantes de multinacionais de alimentos, bancos, governo e da sociedade civil envolvidos com o tema. A intenção ao convocar as diversas representações para o diálogo foi discutir as recomendações elaboradas para cada setor, e para o conjunto das atividades agropecuárias do país. 


O seminário também buscou discutir ações prioritárias que visem equacionar o crescimento da produção sem ampliar os impactos socioambientais e identificar barreiras e incentivos para a implementação de boas práticas socioambientais no
agronegócio brasileiro.



Mais informações no site www.visaobrasil.org.

Voltar

Seminário discute caminhos para aumentar produção agropecuária sem ampliar impactos socioambientais

Nenhum comentário foi encontrado.