PRAIA DO FORTE I - Cuidado é bom e nós exigimos

27/03/2010 16:05

 Ao aproximar-se a data comemorativa ao Dia Mundial da Água, o descuido com a Praia do Forte, parte integrante do Parque Municipal das Dunas, bem tombado, de domínio público e interesse de todos, é um capítulo à parte da Política de des-compromisso com o Meio Ambiente que vem sendo praticada no município de Cabo Frio, principalmente no cuidado com seu patrimônio natural.   Transformada no mais recente Shopping Center a céu aberto, cujo mote publicitário “ se você não encontrar aqui o que procura, sinta-se um bobão”, freqüentar a Praia do Forte virou um exercício de paciência.

Bem cedo, em suas areias, a largada para o “ Rally da Praia do Forte ”. Nesta hora, caminhada matinal só com proteção para não ser atropelado. Mas lembre-se de não atrapalhar as tomadas de tempo dos participantes do Rally. Eles podem se chatear!

Mais tarde, você vai ter que conviver com o comércio mais desorganizado, anti-higiênico e variado da cidade, o famoso “ varejão da Praia do Forte ”. A expressão máxima do absurdo, é o monopólio de verdadeiras churrascarias em nossas ( ???? ) areias. Picanhas, lombinhos, churrasquinhos, fumaças brancas, cheiro de óleo queimado...

No final da tarde, competindo com o Pôr do Sol, você pode participar da “ corrida de obstáculos da Praia do Forte “. São 100 metros rasos e fala-se em 11s ou alguém que já tenha feito a distância em menos de 10 segundos. São garrafas de pet, latas, gravetos, guimbas, cocos, espetos, moças deitadas, moços deitados, algodão doce, saquinhos de amendoim, sacos plásticos. É uma verdadeira corrida de aventura. Isso porque é um bem público e tombado!

Nós Verdes, defendemos um programa de educação e recuperação ambiental da Praia do Forte que contenha, entre outros elementos: distribuição de lixeiras ao longo das suas areias; proibição de barracas e produção "gastronômica”; uso de biocombustível nos carros de coleta de lixo; acessos qualitativos; monitoramento da qualidade da areia e construção de banheiros públicos.

A luta pela preservação e recuperação ambiental da Praia do Forte é uma atitude cidadã pela qual todos devem estar empenhados. Afinal como diz o poeta "Quando a gente gosta é claro que a gente cuida!

Voltar

PRAIA DO FORTE - Cuidado é bom e nós exigimos

Nenhum comentário foi encontrado.