Planejamento é coragem!

16/01/2011 13:54

Assisti estarrecido ao JN quando da matéria sobre as enchentes que assolaram a região serrana do Rio neste mês de Janeiro.  Até agora, mais de 610 mortos, 3 cidades belíssimas e de significância nacional destruídas  e milhares de desabrigados. Um cenário desolador! Mais desolador foi a morosidade de resposta dos órgãos competentes –leia-se poder executivo, da defesa civil, dos poucos bombeiros.  Um morador chegou ao desespero de alugar um helicóptero para buscar a família. O cúmulo do absurdo! Lá colocou alguns bombeiros e partiu em busca dos seus familiares.  Graças a Deus conseguiu resgatá-los.  Agora me pergunto: Então não havia helicópteros suficientes para a busca? Por que um helicóptero particular chegou e o dos bombeiros não? Faltou gasolina para o que era público? A neblina impedia a visão de um piloto, mas a do outro não? Queria saber. Falando em culpa, tudo bem o Governador do Rio colocar a culpa na natureza e dizer que o desastre foi por conta da “alta pluviosidade” –palavra da moda, de natureza incontrolável e imprevisível.  Mas por favor, não me diga em rede nacional que recebe apoio suficiente do Governo Federal sendo que o site do tribunal de contas diz que o Rio recebeu apenas 1 milhão de reais em 2010 para obras da natureza de prevenção de acidentes. . Desmentir dados oficiais nunca foi uma coisa boa.  Isso desmerece o trabalho dos outros órgãos e fragiliza nosso relacionamento, Cabral! By the way, você ficou bem na foto ao lado da Dilma. Eu acho melhor ficar quieto, Governador! Com esse dinheiro eu não pago nem um muro de contenção aqui pra casa!

 

Fora a falta de verba, não possuímos pessoas qualificadas para gerenciar tantos projetos! Acredito que precisaríamos de todo orçamento do Estado para poder remover as pessoas das áreas de risco e construir novos bairros para que morassem. Sim, precisaríamos de novos bairros pois nosso relevo é por deveras montanhoso. Chega de construir em encostas, vamos crescer para o interior, por favor! Esqueci, isso não é prioridade! O prioritário, pra quem não sabe, é tipo uma dança das cadeiras. A cada momento se escolhe onde sentar de acordo com a situação. Uma hora me faço de coitadinho, outra hora finjo que meto malha no governo. O povão acredita e fica tudo bem. É dever do Estado cuidar da segurança de seus cidadãos. Drague rios, remova casas, faça tudo que tiver de ser feito, ora!  Gastaremos pelo menos 10 vezes mais para reconstruir do que para prevenir. Um erro crasso ignorar o planejamento!

 

Outra reportagem que vi foi sobre uma cidade em que um morador pegou um carro com alto-falantes e foi pelas ruas avisando a todos sobre a vinda da chuva, o que acabou por salvar praticamente a cidade inteira. Assim as pessoas conseguiram sair das suas casas antes da “tromba d´água”. O engraçado é que os carros de som nas eleições não param de nos azucrinar, mas quando é para uma coisa útil eles somem. Onde estão os carros de som nessas horas?

 

As prefeituras das cidades afetadas foram avisadas às 16h de terça, dia 11 e as águas fizeram seu estrago somente na madrugada de quarta. Ou seja, houve tempo de avisar as pessoas.  O serviço de meteorologia cumpriu seu papel.  Pergunto-me outra vez: Não poderiam ter avisado pelas rádios e televisões da cidade? Onde está o plano municipal de evacuação? Quais rotas e estradas poderiam ser usadas? Um bom planejamento salva muita dor de cabeça. Não estamos falando só de números, mas sim de pessoas –pelo visto para o poder público não tem diferença. Poder esse municipal sim.  São responsáveis! Assim como sua incapacidade técnica, inabilidade de gerenciamento e morosidade da máquina, que  me dão ojeriza.  

Ano passado foi Angra, esse ano Região Serrana, e ano que vem? Vamos pagar pra ver mais uma vez? Precisamos de planos de evacuação, logística rápida com equipe treinada especificamente para enchentes, helicópteros e muitos equipamentos para o resgate. Muitos mesmo, como aqueles carros hovercrafts que vemos na Discovery que são movidos a turbinas e flutuam na água para os salvamentos na Av. Rio Branco –que sempre enche. Não é piada! Um carro desses salvaria muitas vítimas, não? Vamos importar uns 10 logo pra garantir. Bota na conta da União!

 

Como administrador, faço um apelo às autoridades para a criação de um Plano Nacional de Prevenção aos Acidentes Naturais (PNPAN), seguido por um plano Estadual e um Municipal. Precisamos de dados científicos para prevenir as catástrofes. Usemos nossa inteligência para que não precisemos usar a coragem extrema.

 

É com base em estudos geográficos, apontamento de órgãos capacitados, e análise de riscos que poderemos COMEÇAR a decidir sobre o melhor PLANO DE AÇÃO. Precisamos dar a este problema a atenção que ele merece. Todo ano temos enchentes no Rio. Pelo menos, desde que eu sou criança. Nada é feito de concreto. Pois é disso que precisamos, de muros de concreto! Mas com 1 milhão não dá, Cabral! Não o Pedro, o Sérgio!  Que a morte dessas 610 pessoas valham a pena para que pelo menos não precisemos enterrar mais mil. Que sirvam mais uma vez de lição. Perdemos familiares. Isso me dá muita dor no peito.

 

Temos a chance de evitar mortes, destruição, de economizar dinheiro público.  O dinheiro é nosso! Mas para isso precisamos ser mais ou tão corajosos quanto o cidadão que saiu pelas ruas com o carro de som, que perdeu tudo para salvar os outros.  Foi apelidado de anjinho pelos moradores.  Precisamos de coragem para admitir que isso é uma prioridade. Precisamos de coragem para planejar! E depois executar!

 

Felipe Figueira

www.felipefigueira.com

Voltar