Emancipação de Tamoios

28/04/2010 03:14

 

O que vimos na ALERJ no dia 20/04/10 foi um ato de incompetência legislativa ou uma jogada eleitoral? Será que os deputados Jorge Picciani (PMDB) e Paulo Ramos (PDT), autores do projeto de lei, não sabem que antes da votação na ALERJ é necessário ter um estudo de viabilidade do município e fazer uma consulta a população mediante plebiscito? Espero que a população de Tamoios não se iluda com a “boa vontade” destes políticos...

 

Aproveitemos este momento para pensar novamente nos motivos da emancipação e suas consequências. Sabemos claramente os motivos. Os ploblemas são vários: abastecimento de água, esgoto, lixo, transporte, saúde, educação, emprego, infraestrutura... Mas vocês acham que a emancipação é o ato milagroso que resolverá todos esses problemas? Não se enganem ao acharem que o dinheiro dos royalties é o mais importante. O primeiro distrito de Cabo Frio também padece com os mesmos problemas, pode ser que em menor escala, mas padece. E os royalties não resolveram nada.

 

Os recursos financeiros são importantes sim, mas o problema de Cabo Frio (nos dois distritos), assim como de outros municípios do Rio e do país, é a gorvernabilidade. De que adiantará Tamoios se emancipar se os prováveis políticos a assumirem o executivo e o legislativo serão os mesmos que consomem os recursos de Cabo Frio em benefício próprio e de familiares e “parceiros”? Quantos empregos fantasma serão criados em Tamoios? Quais serão as empresas contradas para os serviços públicos?

 

Entendo a população de Tamoios ao reivindicarem o direito de emancipação. Pode ser que as coisas melhorem... Mas é preocupante ver como este processo está acontecendo, com várias pessoas pensando em como tirar proveito disso. Abra o olho Tamoios! Avaliem cada um dos “líderes” do movimento emancipacionista para não se arrependerem depois.

 

Deixo como sugestão a realização de grandes seminários, com a participação de estudiosos (doutores) das universidades, para aprendermos a construirmos um município, criando caminhos para o desenvolvimento, com estabelecimento de metas e planos. Se querem um município, como ele será? Se terão recursos, como eles serão usados? Pensar em emancipação é pensar na pós-emancipação. O que queremos para a saúde, para educação, para o saneamento, para o meio ambiente? Pensem e construam a cidade que vocês querem antes de tudo. Depois poderá ser tarde demais.

 

Texto de Roberto Noronha Campos, biólogo.

www.bio-lagos.blogspot.com/2010/04/emancipacao-de-tamoios.html

 

Voltar

Emancipação de Tamoios

Data 05/07/2010

De duarte

Assunto Tamoio

Responder

acho que o caminho é este, chega um certo ponto que não dá para ficar dependendo dos outros, Tamoio será em breve um Municipio Independente!

Data 07/05/2010

De Roberto Noronha Campos

Assunto Emancipação

Responder

Caro Alan, agradeço sua participação. Gostaria de ter o seu contato para podermos conversar mais a respeito da emancipação. Se puder envie seu telefone e/ou e-mail para partidoverdecf@gmail.com ou para robertoncampos@bol.com.br
Obrigado.

Data 01/05/2010

De Alan do Chaparral

Assunto Emancipação de Tamoios

Responder

Gostaria de começar este comentario, me apresentando, sou morador de Tamoios a 20 anos, sempre trabalhei aqui, tive junto com minha esposa "aqui" nossos dois filhos, me orgulho de dizer que embora não tenha nascido em Tamoios, este foi o lugar que escolhi para morar, Trabalhar e ter sonhos.
Quanto a questão de ser incopetência legislativa ou jogada eleitoral, o que tenho a dizer, é que finalmente a vontade e as reivindicações da população de Tamoios estão entrando em pauta, não somente na ALERJ, como também nos partidos politicos, orgãos governamentais, nas esferas municipais, estaduais e federais, e todas as midias, não só sabemos, como é a nossa principal reivindicação o plebiscito, assim como é necessário o estudo de viabilidade econômica tanto de Cabo Frio como de Tamoios.
Sabemos aqui em Tamoios, melhor do que ninguem, das dificuldades por que passamos, e que não existem milagres que mudem nossa realidade da noite para o dia.
Não concordo e não acredito que existam lideres de movimento emancipacionista, acho que existem pessoas que estão procurando dar sua contribuição com uma causa justa, os que assim não pensarem, mais cedo ou tarde, vão se mostrar, e a população com certeza vai perceber.
Sobre a sugestão de seminários, concordo plenamente com ela, ressaltando que as entidades mais indicados para promoverem estes seminários seriam os partidos politicos, coloco desde já, a disposição um espaço para estes seminários se houver interesse de vossa parte ou de qualquer outra entidade.