Quanto vale o meio ambiente?

13/08/2009 20:57

 

É inquestionável a necessidade do desenvolvimento sustentável, a conservação das florestas e dos recursos hídricos, a diminuição do consumo e da produção de resíduos, a redução das emissões de gases poluentes e de efeito estufa, a recuperação de áreas degradadas, a conscientização ambiental de todos. A existência de nossa espécie depende destas ações, e para isso dependemos de investimentos em projetos de conservação, recuperação e educação ambiental, tanto da iniciativa privada quanto do poder público nas suas três esferas: municipal, estadual e federal. 

Precisamos repensar o desenvolvimento econômico e industrial e desenvolver de fato os chamados Mecanismos de Desenvolvimento Limpo, visando diminuir o consumo, a exploração dos recursos naturais e, consequentemente, a produção de resíduos, bem como reduzir as emissões de gases que causam o aquecimento global.

Podemos concluir então que o meio ambiente tem muito valor. Para cada um de nós, que dependemos dele para sobreviver; para as empresas, que precisam ser ecologicamente corretas, para os países, que precisam desenvolver suas políticas nacionais de meio ambiente e cumprir metas ambientais como aquelas preconizadas no Protocolo de Kyoto, reduzindo as emissões de CO2 e claro, para os municípios, que deve desenvolver políticas para a melhoria da qualidade de vida de sua população e para a sustentabilidade do ambiente.

Quanto valerá o meio ambiente para Cabo Frio? Tanto quanto para qualquer outro município? Não. Vale muito mais, pois são suas ( nossas ) belezas naturais que promovem o turismo e sustentam a economia local. Desta forma, quanto dos cerca dos 400 milhões de reais do seu orçamento anual, a “ administração pública “ de Cabo Frio deveria investir em meio ambiente? Quanto deveria é uma coisa, quanto foi efetivamente investido é outra. Sendo assim, tomemos por base o orçamento anual da Secretaria Municipal de Meio Ambiente. Quanto imaginamos? 5, 10, 20, 30 por cento? Por incrível que pareça, o orçamento da Secretaria com tamanha importância para a nossa sustentabilidade ambiental, a representante da Política Ambiental Municipal, não chega a 0,5% ( meio por cento ). Pasmem os senhores, mas isso é quanto vale o meio ambiente em Cabo Frio.

Para enfrentar esta e outras situações de conflito, não podemos esquecer que, além da iniciativa privada e do poder público, nós, enquanto cidadãos, temos que fazer nossa parte. É dever de todos defender e preservar o meio ambiente. Uma forma de exercer sua cidadania ambiental é através do Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente - CONDEMA, constituído paritariamente por membros do poder público e da sociedade civil. Depois de um ano e meio sem funcionar, sem que a Secretaria de Meio Ambiente explicasse os verdadeiros motivos, o que gerou uma denúncia junto ao Ministério Público, o Conselho realizou uma reunião extraordinária ontem para recomeço dos trabalhos. Convocamos a sociedade cabofriense para participar das reuniões do CONDEMA e lutar pelo valorização do nosso Patrimônio Natural.

O Partido Verde de Cabo Frio defende a criação de uma Política Municipal de Meio Ambiente e a participação da sociedade na gestão municipal.

Roberto Noronha Campos, biólogo

Voltar