PRAIA DO FORTE II

10/06/2010 23:03

 

O evento extremo que estamos presenciando, representado pelo avanço do mar sobre o calçadão da Praia do Forte, traz à tona uma pergunta básica: estamos preparados para enfrentar desafios como o que se apresenta?

O mundo natural, formado por sistemas complexos, como o ciclo hidrológico, a regulação climática e outros, não permite avaliações equivocadas, nem decisões simplistas em relação às suas bifurcações em busca de um novo ponto de equilíbrio. A palavra de ordem que se impõe, frente aos desafios que enfrentaremos com as conseqüências do aquecimento global, principalmente em se tratando de municípios litorâneos, é adaptação, isto é, ação empreendida para enfrentar as mudanças climáticas, que tem como objetivo “ se antecipar as alterações que venham a ocorrer, com foco na redução dos riscos e dos prejuízos “. Sem julgamento apressado, sem pré-conceito, parece que entramos definitivamente na rota das cidades litorâneas com problema de avanço do mar sobre a praia, como outros municípios se encontram.

É hora de pensar no diagnóstico, na ação técnica para manter a integridade dos patrimônios e atividades ali instaladas, na proteção do calçadão e do cidadão. A Praia do Forte agredida diária e de todas as maneiras, pede socorro, como quem diz: “ vim buscar o que é meu. Quero minha geografia de volta “. Defendemos a convocação imediata de um corpo técnico especializado, formado por engenheiro oceânico, oceanógrafo e geólogo, para tal função. Chega de brincadeira! A coisa é séria! O mar está nervoso, diferente, com pressão.

É mais do que hora, Sr. Prefeito, de instalarmos, de uma vez por todas, de forma definitiva, madura e responsável, um grupo multidisciplinar para coordenar uma política de ordenamento da orla, de defesa do litoral com olho no que diz o IPCC, no que nos mostra as experiências veiculadas na mídia, e agora, no que nos aconteceu.

Os dados estão aí, os exemplos mostrados e a possibilidade real de prejuízos postos à mesa. Ninguém pode ser acusado, de forma absoluta, pelo que vem ocorrendo, mas pode ser responsabilizado pela omissão praticada.


 

Juarez Marques Lopes

Eng. Civil Sanitarista

Presidente do PV Cabo Frio

Voltar

PRAIA DO FORTE II

Nenhum comentário foi encontrado.